Press "Enter" to skip to content

Como fazer a introdução alimentar

0

O que você queria saber sobre introdução alimentar

Depois de criar aquele vínculo gostoso com seu filho (a) durante o período de amamentação, chegou o momento da introdução alimentar. Essa é a fase em que você começa a apresentar os alimentos para o bebê. E como o processo de adaptação pode ser mais demorado para algumas crianças, a Mundo Mirim separou algumas dicas que podem ser valiosas.

Uma recomendação muito importante é que os novos alimentos não devem ser oferecidos ao bebê antes do sexto mês de vida, período em que o leite materno deve ser exclusivo no processo de alimentação.

Toda calma nessa hora

Muitas mamães reclamam que ficam nervosas ao verem os filhos negando o novo alimento. A palavra-chave é paciência! É preciso saber que esses são os primeiros contatos com a papinha doce, salgada, suquinhos, frutinhas. Não desista nas primeiras tentativas. Aos poucos, o bebê vai se acostumando com as novas ofertas.

bebe comidinha papinha nenem

Rejeição faz parte

É até comum que o bebê cuspa os alimentos, faça carinha feia ou tenha dificuldade de mastigar (às vezes nem dente tem ainda). Os pais devem estar atentos aos sinais que a criança está dando. Muitas vezes, os pais dizem que o bebê não gosta de determinado alimento porque cuspiu ou fez cara feia. Nem sempre esses dois mecanismos utilizados pela criança significam que ele não gostou da comidinha. Pode ser falta de fome, preguiça de engolir o novo alimento, rejeição porque prefere o leite materno e outras coisas mais. Mas se prepara quando o sinal for comida quente… ?

Adaptação é o segredo

O ideal é que os pais ofereçam algumas vezes o mesmo alimento para que o bebê comece a gostar dele, com intervalo de alguns dias e apresentados de forma diferentes. Vamos combinar uma coisa? Forçar a barra e usar palavras enérgicas não vai resolver o problema, entendido? Isso pode dificultar ainda mais o processo de adaptação. Toda vez que estiver nessa situação, respire fundo e lembre-se das nossas dicas.

Natureza é vida

É bom também ressaltar que os produtos industrializados não são muito recomendados nessa primeira fase da introdução alimentar, embora sejam bem práticos. Prefira os alimentos naturais e saudáveis.??

Se você tem alguma dúvida ou se quiser compartilhar a sua experiência durante a introdução alimentar conosco, deixe seu comentário no blog ou manda um e-mail pra gente blog@mundomirim.com. E não esquece de compartilhar com quem vai precisar saber disso.

Confira também As 6 dicas sobre mordedor infantil

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *