Press "Enter" to skip to content

6 dúvidas sobre mordedor infantil

1

Você já deve ter se perguntado qual a função do mordedor infantil, quais são os mais indicados, a partir de quantos meses o bebê pode usar? Pensando nas suas dúvidas, a Mundo Mirim separou 6 questionamentos mais frequentes sobre o assunto. Confira!

1- Por que os bebês precisam dos mordedores infantis?

Os mordedores são muito importantes porque quando o bebê está na fase da dentição, ele tem alguns sintomas muito característicos, que são: coceira na gengiva, dor, desconforto gengival e até febre. Então, os mordedores, que geralmente são feitos de materiais com texturas diferentes, mais rígidos, facilitam a passagem para os dentinhos e fazem uma massagem gengival na criança. E isso faz com que esses sintomas sejam aliviados mais rapidamente.

2- A partir de quantos meses os bebês sentem a necessidade do mordedor?

A criança se desenvolve em várias fases e uma dessas é a fase oral, que é quando a criança conhece o mundo através da boca. Em determinada fase, o bebê tem a necessidade de colocar tudo na boquinha, isso geralmente começa entre os 3, 4 meses, ao mesmo tempo em que o bebê aprende a colocar a mãozinha na boca. Entretanto, nessa fase a criança não tem muita coordenação motora para pegar determinados objetos. O mordedor só passa a ter utilidade realmente quando o bebê consegue pegar as coisas com a mão e levar à boca, isso acontece junto com a primeira dentição, que é entre os 6 e 15 meses, principal etapa em que o bebê vai ter necessidade do mordedor.

3- Existe alguma restrição em relação aos mordedores?

A única restrição é que esses acessórios não levem nenhum tipo de risco ao bebê. Não pode ser nada cortante ou que tenha alguma chance de ferir a criança.

4- Quais são os tipos de mordedores mais seguros para o bebê?

O ideal é que sejam inteiros ou com partes acopladas de forma bem segura. Além disso, é importante que esses objetos possam ser laváveis para fazer uma higienização adequada nesse mordedor para não prejudicar a saúde do bebê. O mordedor não deve ter partes pontiagudas, que podem ferir a boca e a gengiva da criança.

Confira aqui alguns dos nossos mordedores infantis.

5- O que significa a sigla BPA free, que aparece nas indicações de alguns mordedores?

O BPA é uma substância tóxica que é encontrada nos plásticos. Os mordedores feitos de plástico ou silicone devem ser livres dessas substâncias, justamente porque a criança vai levar o objeto à boca e é preciso que não faça mal à criança. Quando tiver a sigla BPA free é porque o material não tem a substância tóxica.

6- Por que algumas crianças se adaptam com mordedores e outras não?

A criança precisa colocar coisas na boca, é instintivo para aliviar esses sintomas da primeira dentição. Na verdade, o bebê vai colocar qualquer coisa na boca. O ideal é que seja o mordedor, que é um material estudado e específico, trabalhado para esse objetivo de alívio. O que pode acontecer é a criança se adaptar mais a algum tipo de mordedor do que outro, pois existem diversos tipos, com texturas e formatos diferentes. Se oferecer um e a criança não se adaptar, pode oferecer outros tipos que têm no mercado. Entre as opções têm os de silicone, os de madeiras, que são mais rígidos, mas algumas crianças se adaptam melhor, tem também os de gel, que a pessoa coloca na geladeira e fica geladinho, muito bom para as crianças que ficam mais irritadas por conta da sensibilidade.

Pra finalizar

Seja qual for a sua escolha, o indicado é ver qual tipo de mordedor seu filho se adapta melhor. Esperamos que essas 6 dicas tenham te ajudado, se não, deixa seu comentário aqui embaixo. Conta pra gente, como foi a experiência do seu filho ou sua filha com mordedores? Qual o seu mordedor preferido?

Ah! Se você tem alguma sugestão, tema ou algo que queira saber para falarmos aqui no nosso blog, manda pra gente!!! E não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. ?

Aqui está a surpresa que prometemos, clica aqui.

mordedor infantil

Um abraço e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *